Queridos irmãos e irmãs
A
Liturgia latina celebra hoje a festa da Cátedra de São Pedro.
Trata-se de uma tradição muito antiga, testemunhada em Roma desde o
século IV, com a qual se dá graças a Deus pela missão confiada ao
Apóstolo Pedro e aos seus sucessores. Literalmente, a "cátedra" é a
sede fixa do Bispo, posto na igreja matriz de uma Diocese, que por
isso é chamada "catedral", e constitui o símbolo da autoridade do
Bispo e, em particular, do seu "magistério", ou seja, do ensinamento
evangélico que ele, enquanto sucessor dos Apóstolos, é chamado a
conservar e a transmitir à Comunidade cristã. Quando o Bispo toma
posse da Igreja particular que lhe foi confiada, ele, com a mitra e
o báculo, senta-se na cátedra. Como mestre e pastor, daquela sede
ele orientará o caminho dos fiéis, na fé, na esperança e na
caridade.
Portanto, qual foi a "cátedra" de São Pedro? Escolhido por Cristo
como "rocha" sobre a qual edificar a Igreja (cf. Mt 16, 18), ele
começou o seu ministério em Jerusalém, depois da Ascensão do Senhor
e do Pentecostes. A primeira "sede" da Igreja foi o Cenáculo, e
provavelmente naquela sala onde também Maria, a Mãe de Jesus, rezou
juntamente com os discípulos para que fosse reservado um lugar
especial a Simão Pedro. Em seguida, a sé de Pedro tornou-se
Antioquia, cidade situada à margem do rio Oronte, na Síria, hoje na
Turquia, naquela época terceira metrópole do império romano, depois
de Roma e de Alexandria do Egipto. Daquela cidade, evangelizada por
Barnabé e Paulo, onde "os discípulos receberam, pela primeira vez, o
nome de "cristãos"" (Act 11, 26), onde, portanto, nasceu para nós o
nome de cristãos, Pedro foi o primeiro Bispo, a tal ponto que o
Martirológio Romano, antes da reforma do calendário, previa também
uma celebração específica da Cátedra de Pedro em Antioquia. Dali, a
Providência conduziu Pedro até Roma. Portanto, temos o caminho de
Jerusalém, Igreja nascente, em Antioquia, primeiro centro da Igreja
acolhida pelos pagãos e ainda unida com a Igreja proveniente dos
Judeus. Depois Pedro dirigiu-se para Roma, centro do Império,
símbolo do "Orbis" a "Urbs" que expressa o "Orbis" a terra onde ele
terminou com o martírio a sua corrida ao serviço do Evangelho. Por
isso a sede de Roma, que tinha recebido a maior honra, acolheu
também o ónus confiado por Cristo a Pedro, de se colocar ao serviço
de todas as Igrejas particulares, para a edificação e a unidade de
todo o Povo de Deus.
A sede
de Roma, depois destas migrações de São Pedro, torna-se assim
reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a "cátedra" do seu Bispo
representou a do Apóstolo encarregado por Cristo, de apascentar todo
o seu rebanho. Testemunham-no os mais antigos Padres da Igreja, como
por exemplo Santo Ireneu, Bispo de Lião, proveniente porém da Ásia
Menor, que no seu tratado Contra as heresias descreve a Igreja de
Roma como "a maior e a mais antiga, conhecida por todos; ...fundada
e constituída em Roma pelos dois gloriosíssimos Apóstolos Pedro e
Paulo"; e acrescenta: "Com esta Igreja, pela sua exímia
superioridade, deve conciliar-se a Igreja universal, ou seja, os
fiéis que estão em toda a parte (III, 3, 2-3). Tertuliano, um pouco
mais tarde, por sua vez, afirma: "Como é feliz esta Igreja de Roma!
Foram os próprios Apóstolos que derramaram nela, com o próprio
sangue, toda a doutrina" (A prescrição dos hereges, 36). Portanto, a
cátedra do Bispo de Roma representa não apenas o seu serviço à
comunidade romana, mas a sua missão de guia de todo o Povo de Deus.
Celebrar a "Cátedra" de Pedro, como fazemos hoje, significa,
portanto, atribuir-lhe um forte significado espiritual e
recolhecer-lhe um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e
eterno, que quer reunir toda a sua Igreja e orientá-la no caminho da
salvação. Entre os numerosos testemunhos dos Padres, apraz-me evocar
o de São Jerónimo, tirado de uma das suas epístolas escritas ao
Bispo de Roma, particularmente interessante porque faz referência
explícita precisamente à "cátedra" de Pedro, apresentando-a como
segura meta de verdade e de paz. Assim escreve Jerónimo: "Decidi
consultar a cátedra de Pedro, onde se encontra aquela fé que a boca
de um Apóstolo exaltou; agora venho pedir um alimento para a minha
alma ali, onde outrora recebi a veste de Cristo. Não busco outro
primado, a não ser o de Cristo; por isso, ponho-me em comunhão com a
tua bem-aventurança, ou seja, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre
esta pedra está edificada a Igreja" (Cartas I, 15, 1-2).
Amados
irmãos e irmãs, na abside da Basílica de São Pedro, como sabeis,
encontra-se o monumento à Cátedra do Apóstolo, obra adulta de
Bernini, realizada em forma de um grande trono de bronze, sustentado
pelas imagens de quatro Doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo
Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João Crisóstomo e
Santo Atanásio. Convido-vos a deter-vos diante desta obra sugestiva,
que hoje é possível admirar decorada com numerosas velas, e rezar de
maneira particular pelo ministério que Deus me confiou. Elevando o
olhar ao vitral de alabastro que se abre precisamente acima da
Cátedra, invocai o Espírito Santo a fim de que sustente sempre com a
sua luz e a sua força o meu serviço quotidiano a toda a Igreja. Por
isto, bem como pela vossa atenção devota, agradeço-vos de coração. |