São
Tarásio, natural de Constantinopla, foi um dos Patriarcas mais
célebres da Igreja oriental. O pai, nobre patrício e bom cristão,
teve todo empenho em proporcionar-lhe uma boa educação. O filho
satisfez
perfeitamente
aos desejos e esperanças do progenitor, tanto que, uma vez conhecido
na sociedade, era objecto da admiração de todos, por causa do seu
saber e belo carácter. Abriam-se-lhe ao futuro as perspectivas mais
risonhas e prometedoras. Convidado pelo imperador Constantino V e
sua esposa Irene, ocupou o cargo de cônsul e mais tarde de
secretário do Estado. Os atractivos do mundo, o brilho de posições
elevadas não conseguiram entretanto, ofuscar-lhe a vista. A vida na
corte, tão cheia de seduções e escolhos para a virtude, em nada lhe
modificou os sentimentos de piedade e a sobriedade de seu carácter.
A todos e em todas as emergências, dava o exemplo de cristão recto.
Havia
no Oriente uma seita, que combatia o culto das imagens, chamada a
dos iconoclastas. Paulo III, Patriarca de Constantinopla embora
merecedor dos maiores elogios, como Prelado virtuosíssimo e caridoso
que era, teve a fraqueza de não se opor à perniciosa seita, com a
energia que as circunstâncias exigiam, tanto que a opinião de muitos
católicos o acoimava como fautor da mesma. Uma doença grave, que
Deus lhe mandou, abriu-lhe os olhos. Muito arrependido do erro que
cometera, renunciou o cargo e retirou-se para a solidão, a fim de
fazer penitência. Tão firme ficou nesse propósito, que amigos
íntimos não o puderam demover do intento. Uma visita da própria
imperatriz Irene, (esposa de Leão IV) e suas insistências para que
voltasse ao cargo, não tiveram melhor resultado.
Paulo
tomou o hábito de monge e propôs Tarásio para seu sucessor. A
indicação não podia ser mais acertada, apesar de Tarásio se opor com
toda a força. Paulo morreu pouco depois e Tarásio recebeu a sagração
patriarcal, na festa de Natal de 784. Uma das condições principais,
sob as quais Tarásio tinha aceito o cargo de Patriarca, fora a
convocação de um Concílio, que decidisse a questão do culto das
imagens. O Concílio realizou-se em Nicéia, na Bitinia, e o resultado
foi à anatematização da heresia dos iconoclastas.
Tarásio, na compreensão nítida da alta missão de Bispo e Patriarca,
praticou as virtudes cristãs, procurando ao mesmo tempo implantá-las
na alma do povo. A todos dava o exemplo da caridade prática,
convidando a pobreza para com ele partilhar as refeições em palácio.
Esta praxe não teve a aprovação de todos, e houve quem o censurasse
por isso, querendo fazer-lhe ver que a caridade assim compreendida e
efectuada, não conduzia a dignidade que representava, como
Patriarca. “Minha ambição única, respondia Tarásio, é imitar Nosso
Senhor Jesus Cristo, que viveu para servir aos outros e não para ser
servido”.
Para
que o povo tivesse sempre mestres que o instruíssem na religião e o
defendessem contra as heresias, Tarásio fundou alguns conventos e
tudo fez para que nada faltasse ao rebanho, que a Divina Providência
aos seus cuidados confiara.
Tanto
zelo, tanta dedicação não podia subsistir, sem que o inferno contra
eles se enfurecesse. Não só iconoclastas, como também maus
católicos, moveram uma campanha atroz contra o Prelado. À campanha
aberta preferiram a encoberta, e muitos meses não se passaram, sem
que Tarásio se visse emaranhado nas malhas de calúnias de toda
espécie.
O Bispo
opôs à vil campanha as armas da fé em Deus, da paciência e da
caridade.
O
imperador, tomado de amores ilícitos por uma dama da corte, acusando
a esposa de tentativa de morte por veneno, requereu do Patriarca o
divórcio, para contrair matrimónio com Teodata, era esse o nome da
adúltera. Tarásio opôs-se ao alvitre do monarca, pediu-lhe que
desistisse do ímpio projecto e ameaçou-o com os efeitos da vingança
divina. Constantino, cego de paixão, não tomando em consideração as
advertências e conselhos do Patriarca, exigiu-lhe a aprovação do
casamento com Teodata, alegando – infelizmente com razão – a atitude
de Patriarcas anteriores, em condições idênticas. Tarásio, porém,
ficou firme e disse: “Mais temo cair em desagrado do Rei dos reis,
que perder as boas graças de um rei mortal”. Constantino, uma vez no
caminho dos desregramentos, adoptou o sistema monárquico absoluto,
afastando a mãe da gerência nas coisas de política. Irene soube
vingar-se. Se no princípio disfarçadamente, mais tarde fez guerra
aberta ao filho; moveu contra ele elementos poderosos militares.
Constantino foi preso; por ordem da mãe arrancaram-lhe os olhos, com
tanta crueldade, que morreu em consequência disso. Irene subiu
novamente ao trono, mas seu governo pouca duração teve. Vento
semeara, tempestade havia de colher e colheu. Em 802 foi derrubada
do poder e desterrada para Lesbos, onde morreu desgostosa.
Pela
morte de Constantino, voltaram para Tarásio dias de sossego, que não
mais foi perturbado por novas lutas. Tanto Irene, como seu sucessor
Nicéforo, deixaram a Igreja em paz. Vinte e dois anos pode Tarásio
governar o patriarcado, dedicando-se de corpo e alma aos trabalhos
na vinha de Cristo.
Embora
já velho e doente, celebrava todos os dias o santo sacrifício da
Missa, preparando-se assim santamente para a morte.
Antes
de entregar a alma ao eterno repouso o demónio armou-lhe uma luta
terrível, molestando e martirizando-o com pensamentos de desespero.
Pessoas que o puderam observar de perto, viram-no tremer no corpo
todo, acusando sinais de temor e de angústia. Uma outra vez ouviram
exclamar: “Não fiz tal coisa! É mentira!” – “Sim, isto eu fiz, mas
confessei-me sinceramente e espero de Deus misericórdia”. – Os
circunstantes, observando esta luta entre a alma e o demónio,
puseram-se a rezar fervorosamente. Tarásio, livre daquele pesadelo
terrível, serenamente entregou a alma a Deus em 806.
Catorze
anos depois da morte de Tarásio, o imperador Leão, amigo dos
iconoclastas, viu em sonhos o falecido Patriarca que lhe lançava
olhares ameaçadores, dando a um tal Miguel ordem para que o
matassem. Em vão procurou Leão descobrir esse Miguel. Seis dias
depois foi assassinado por Miguel, o Gago, que se apoderou do trono
imperial.
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